AS REDES SOCIAIS PODEM SER USADAS NA EDUCAÇÃO?

Claro que sim, por que não?!


Estamos na era digital e é inevitável que no meio de uma aula o aluno passe pelo feed de notícias do Facebook, ou acabe respondendo uma mensagem no Whatsapp e como nós professores agiremos diante de tal situação? Se muitas vezes eles só estão fugindo de uma aula monótona e longe das suas realidades... Por que nós professores não entramos no mundo digital que tanto rouba a atenção de nossos alunos?
Podemos usar essas ferramentas a nosso favor,  como?
Vamos já entender!
Começaremos pela postura que o professor deve ter nesse ambiente virtual, claro que ele não deve agir como se estivesse em um grupo de amigos íntimos, pois não está! Ele irá se expor não só para seus alunos como para todos os que tiverem acesso a tal rede social... São de várias naturezas os cuidados que o docente deve ter diante dessa exposição... Além da postura, há também cuidados com erros ortográficos, pois uma vez postado caíra automaticamente nos celulares, computadores e tablets de todos os seus alunos e em segundos poderá viralizar... Também é necessário que sua atenção para imagens, vídeos, músicas e áudios que sejam enviados e/ou postados, pois as suas mídias irão interferir diretamente na sua vida profissional. #CUIDADO!
Ainda são poucos os docentes que utilizam o Whatsapp, por exemplo, para convidar seus alunos a criarem um grupo com a finalidade de tirar suas duvidas no momento em que ele esteja estudando, onde mesmo ele não estando mais no ambiente escolar poderá ainda ter o contato de seus professores enriquecendo ainda mais o processo de ensino aprendizado. Nesse espaço as duas partes poderão postar links, imagens, áudios, sugestões para que os demais integrantes possam também ter acesso a esse material, mas sempre respeitando o assunto o qual é destinado esse ambiente. Claro que os alunos também devem respeitar o tempo em que o professor esteja indisponível para sanar suas dúvidas, além de
saber qual a linguagem que deve utilizar para se dirigir ao professor, não é por que estamos em um ambiente virtual que o respeito e bom senso irão ser descartados, viu galerinha? Professores, caso não estejam disponíveis aos seus alunos naquele momento em que seu celular vibrou, não custa nada mandar umas palavrinhas dizendo que responde assim que puder. Nada haver esse lance de deixar aluno no vácuo, você não gostaria se fosse com você. #FICAADICA!
Professores transformem o Facebook em uma ferramenta avaliativa! Instiguem seus alunos a fazerem postagens sobre o assunto estudado em sala de aula, e façam que os demais leiam, comentem, compartilhem de modo a transformar suas postagens em notas avaliativas... Claro, considerando a qualidade da postagem, a criatividade, a linguagem utilizada, as mídias... Tudo que os alunos utilizam no dia a dia. Por que não fazer com que os
alunos estudando, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial produzam um curta-metragem e postem no Youtube? Hoje a maioria de nossos alunos tem celulares com câmeras M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S, e o que nos impede de utilizá-las e apresentarem os resultados na sala? Vamos promover um cineminha com filmes produzidos pelos próprios alunos? É só deixar a criatividade fluir e caprichar na produção! ARRASEM!

VAMOS LÁ PROFESSORES, SÓ DEPENDE DE VOCÊS!

Abaixo estão links de alguns vídeos do Youtube que poderão elucidar melhor o que expusemos aqui:

Produção de alunos:
https://www.youtube.com/watch?v=n2LKYEPbqSQ

Vídeo sobre as redes sociais na escola:
https://www.youtube.com/watch?v=N4wskXowoaQ


Postado por:
Dryelly Fernanda Soares da Silva
Graduanda de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos Pedagógicos Adaptados.

As diferentes identidades surdas

Literatura Infantil Brasileira: Antes e Depois de Monteiro Lobato