Tecnologia no auxilio a pessoas cega ou com baixa visão
Tecnologia no auxilio a pessoas cega ou com baixa visão
Na
vida em sociedade ser deficiente visual representa um grande desafio, tanto
para o cego que precisa construir seu modo impar de se desenvolver, quanto para
as instituições que são corresponsáveis pelo desenvolvimento desses indivíduos
em sociedade, na escola não é diferente, por ser a escola a instituição responsável
pela construção da autonomia, não é mais possível imaginar a escola fora do contexto
das novas tecnologias que vem no auxilio do desenvolvimento de forma múltipla
da aprendizagem e da ação humana. Nesse contexto das novas tecnologias softwares
são ferramentas fundamentais e parceiros da ação pedagógica, para isso, o
profissional tem que estar afiado com esses suportes e ter bem claro o papel
de cada um dentro do planejamento que o envolve.

O processo educacional da criança com deficiência visual deve-se iniciar o mais precocemente possível, a fim de evitar a perda de um tempo precioso do seu desenvolvimento, em sala de aula o professor deve agir apoiando-se nas possibilidades que as tecnologias têm para mediar o processo de ensino-aprendizagem ou mesmo na promoção de experiências do sujeito com deficiência, pensando nisso o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está desenvolvendo equipamento para que pessoas com deficiência visual possam perceber obstáculos por meio do som (matéria na íntegra). A criança deve ser orientada para se familiarizar com o ambiente da escola e de sua sala de aula, usando pontos de referência, colocando o aluno a desenvolver sua autonomia e produzir conhecimento. Para mais informações o link abaixo traz uma material sobre a tecnologia Assistiva e as pessoas cegas ou com baixa visão.
Álisson Vinicius Moura
Graduando em Pedagogia - UFPI
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