Vê ouvir e Sentir
Graduado em
Letras/Português, Bacharel em Comunicação social e especialista em lingüística e
educação Especial, Francisco das Chagas Costa, é Deficiente Visual e foi convidado por nossa professora Naira, para nos contar um pouco de sua trajetória. Por que uma deficiência faz
de alguém um cidadão diferente ou com menos direitos? Essa pergunta parece
absurda, mas a ausência de projetos de acessibilidade para os deficientes
mostra que ela, muitas vezes, é verdadeira.
Durante a aula Francisco nos relatou das dificuldades vividas, de suas
limitações, família, sonhos, projetos e carreira. Exemplo de dedicação e superação, ele não só se formou, mas é professor, Jornalista e apresentador do
programa Vê, ouvir e sentir na TV Assembléia. Apesar de tantos desafios em seu caminho, a
força de vontade foi maior que as barreiras impostas por uma sociedade
totalmente despreparada e exclusiva. Portadores de deficiência
visual enfrentam diversas dificuldades em seu dia-a-dia, como a falta de
estrutura, a locomoção, alfabetização – por falta de livros no sistema Braille – e oportunidades no mundo do trabalho. Outra contrariedade enfrentada pelos
deficientes visuais é a oportunidade de inserção no mundo de trabalho.
Desafios da inclusão.
Desafios da inclusão.
Inclusão dos deficientes visuais ainda é desafio
As cidades, as escolas, os cinemas, os prédios públicos, enfim, a
sociedade brasileira está apta a servir e incluir os deficientes visuais no seu
dia-a-dia? No geral, a resposta é não. É preciso promover mudanças
estruturais para provocar mudanças de mentalidades e vice versa. É necessário criar ambientes favoráveis e acolhedores que
operem positivamente na formação de mentalidades, de valores e de princípios
que incorporem as diferenças como condição natural do ser humano e não como
deformação ou negatividade. Não basta, contudo, que se
recorra à clássica afirmação de Aristóteles, segundo a qual a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Faz-se
necessária uma análise mais crítica e aprofundada da questão. Quem são os
iguais? Quem são os desiguais E qual a medida da desigualdade?
A educação inclusiva dos deficientes visuais
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Postado por: Natália Saraiva Viana
Graduanda em Pedagogia UFPI
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