Comportamento e Tecnologia Surda


Fonte Google Imagens
            
        Existem algumas tecnologias que facilitam a vida diária da pessoa com surdez, objetivando o contato do surdo com os demais, não só de perto, mas também à distância. Vários exemplos podem ser citados, como o Telefone para Surdos (TS), trata-se de um aparelho de telefone adaptado, que contém um teclado alfanumérico, por meio do qual o surdo se comunica por mensagens de textos, e a resposta escrita chega pelo visor do aparelho. Estes TS são instalados em residências, entidades privadas ou associadas a telefones públicos. As empresas de telecomunicações são responsáveis por manter uma central de atendimento de intermediação do contato entre um surdo ou a pessoa que tenha alguma deficiência na fala e um ouvinte. Através da Central de Intermediação da Comunicação (CIC), cujo número é 142, ouvintes também conseguem se comunicar a distância com um surdo. Coisas comuns na vida de um ouvinte como pedir uma pizza, podem ser realizadas pelos surdos também através da CIC.
Fonte Google Imagens

Outra questão que inclui o surdo e facilita sua vida diária, é a implantação de legendas em algumas programações de alguns canais de TV. Isso facilita a compreensão do que está sendo assistido pelo surdo. O ideal segundo a Comunidade Surda seria a interpretação em LIBRAS em todas as programações, pois é algo mais eficaz, visto que nem sempre há uma sincronia entre o que exibido na cena e a
legenda. Apesar da crítica, enquanto não se insere os intérpretes de LIBRAS, as legendas ainda são muito úteis.
Fonte Google Imagens
Outra tecnologia utilizada pelos surdos é a babá eletrônica, que colocada a certa distância do bebê, emite luzes continuamente enquanto o bebê está chorando. Outro alerta luminoso utilizado é a campainha, que se trata de um aparelho normal instalado do lado de fora da residência, mas o diferencial está dentro de casa, pois se trata de um aparelho que ao invés de emitir som emite luzes quando acionado por alguém do lado externo da casa, ao visualizar as luzes, o surdo percebe que há alguém tocando a campainha.
Os relógios despertadores são muito utilizados pelos surdos, que os colocam embaixo do travesseiro no modo vibratório, e também os relógios de pulso vibratórios que vibram em alerta a algum compromisso, desde que o surdo o tenha configurado para tal funcionalidade.

        Comportamentos Surdo

Os surdos também brincam e se divertem no seu dia-a-dia, algumas brincadeiras são adaptadas de jogos dos ouvintes ou criadas pela Comunidade Surda. Como o jogo “escravos de Jó”, que foi adaptado por normalistas surdos no curso normal do Programa Surdo Educador, os participantes utilizam “pedrinhas” para marcar o ritmo da brincadeira, o telefone sem fio adaptado que usa a LIBRAS na brincadeira, que consiste em transmitir uma mensagem a todos os participantes de uma fila pré-formada, até que esta mensagem chegue ao último participante, momento no qual se verifica se houve ruído na comunicação. Outra brincadeira comum entre as crianças surdas e que serve também para uma melhor aquisição da LIBRAS, é a brincadeira da configuração de mão, alguém escolhe entre as cartas dispostas que contém as imagens das configurações de mãos, e mostra para os demais participantes, e todos devem mostrar outros sinais com aquela configuração de mão. Esta brincadeira além de divertir aprimora a aprendizagem da língua oficial dos surdos.
A oração do Pai Nosso é feita diferente pelos surdos, ao invés de darem as mãos para orar como fazem os ouvintes, eles unem os pés, e usam as mãos para sinalizar a oração.
Outro comportamento surdo, é o sinal em LIBRAS que eles dão uns aos outros e aos ouvintes, levam em conta as características físicas ou psicológicas para darem esse sinal. Para que um ouvinte tenha seu sinal, tem que ser “batizado” por um surdo.
Para o surdo, está inserido na Comunidade Surda, significa pertencimento, pois mergulham na cultura surda. Isto é muito importante principalmente para o surdo que está aprendendo LIBRAS, pois aprimorarão seu conhecimento na língua.

Vejam mais sobre Tecnologia na Casa de um Surdo, neste link muito interessante:  https://www.youtube.com/watch?v=twQWFpqekNg.


Postado por Elessandra da Silva Aleixo
Graduanda em Pedagogia- UFPI

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos Pedagógicos Adaptados.

As diferentes identidades surdas

Literatura Infantil Brasileira: Antes e Depois de Monteiro Lobato