Os avanços tecnológicos e os impactos na educação
Os
avanços tecnológicos e os impactos na educação
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"Todo ser humano deve ser preparado, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida." (Delors p.99)
Paradigma emergente, a
denominação dada por vários educadores, ao paradigma inovador que vem para atender
aos pressupostos necessários às exigências da sociedade do conhecimento, ou seja,
uma produção de conhecimento com autonomia, criatividade, criticidade e cumplicidade
entre professor e aluno, exige:
- A tecnologia a serviço do homem e utilizada como ferramenta para facilitar o desenvolvimento de aptidões para atuar como profissional na sociedade do conhecimento.
- Hardware, software e redes de computadores, ajudando a tornar mais acessível o conhecimento.
- Projetos diferenciados e inovadores de acompanhamento da aprendizagem.
A tecnologia da informação oferece diversos
tipos de programas aplicados (e aliado) à educação, como: Programas tutoriais,
aplicativos, jogos e simulações. Esses programas tem o objetivo de oferecer
treinamento de certas habilidades, que pode ser escolhida tanto pelo professor
como pelo aluno, propicia o contato
entre estudantes de forma imediata e flexibiliza os tempos de aprendizagens
diferentes. A informática pode ser instrumento afinado perfeitamente com os
projetos de aprendizagem e com as práticas pedagógicas, desde que haja um
gerenciamento adequado dos recursos informatizados. Os recursos da
informática não são o fim da aprendizagem, mas os meios que podem instigar
novas metodologias que levem o aluno com interesse, criatividade e autonomia a
buscar o conhecimento.
Separei
pra vocês esse vídeo que foi ao ar ontem, (25/06) no programa Grandes Empresas
Pequenos Negócios (GEPN), que mostrou o gerenciamento dos recursos
informatizados para produzir novas possibilidades de ação pedagógica, dos alunos,
tempos e espaços da aprendizagem. A educação fora do ambiente escolar, a
qualquer momento, com acompanhamento pedagógico personalizado e com novas funções
ao professor. Retrata a relação professor-aluno que ultrapassou os muros da
escola. Então assiste ai e comenta. Abraços.
Referencia: Moran, José Manuel – Novas tecnologias e
mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida
Behrens. – Campinas, SP: Papirus. 2000. - (Coleção
Papirus Educação).
Alisson Vinicius Moura
Graduando em pedagogia
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