Os avanços tecnológicos e os impactos na educação



Os avanços tecnológicos e os impactos na educação

Imagem retirada do google.com
  Pensar a educação hoje faz necessário considerar duas transições que afetam profundamente a sociedade: O conhecimento e a globalização, educar nesse tempo instiga a refletir sobre o processo de globalização. O avanço das tecnologias faz da pratica pedagógica conservadora, (acrítica e repetitiva), ultrapassada, surge o desafio de novas formas de prática pedagógica. O professor precisa refletir sua prática pedagógica, o velho modelo baseado na transmissão do professor, na memorização dos alunos e na aprendizagem competitiva e individualista dentro da sala de aula, ou fora dela, dá espaço ao desafio de mudar o eixo de ensinar para optar pelos caminhos que levem a aprender. O professor precisa propor novas formas de aprender e se apropriar criticamente de novas tecnologias buscando recursos e meios para facilitar a aprendizagem, os alunos por sua vez ganham mais consciência e responsabilidade do seu papel na aprendizagem, transformadores e produtores do conhecimento. O papel do professor, como mediador do conhecimento é imprescindível para o desenvolvimento de processos educativos, o desafio educacional está em ensinar e aprender na era do conhecimento digital e se apropriar das tecnologias com meio.


"Todo ser humano deve ser preparado, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida." (Delors p.99)

Paradigma emergente, a denominação dada por vários educadores, ao paradigma inovador que vem para atender aos pressupostos necessários às exigências da sociedade do conhecimento, ou seja, uma produção de conhecimento com autonomia, criatividade, criticidade e cumplicidade entre professor e aluno, exige:
  • A tecnologia a serviço do homem e utilizada como ferramenta para facilitar o desenvolvimento de aptidões para atuar como profissional na sociedade do conhecimento. 
  • Hardware, software e redes de computadores, ajudando a tornar mais acessível o conhecimento.
  • Projetos diferenciados e inovadores de acompanhamento da aprendizagem.
  A tecnologia da informação oferece diversos tipos de programas aplicados (e aliado) à educação, como: Programas tutoriais, aplicativos, jogos e simulações. Esses programas tem o objetivo de oferecer treinamento de certas habilidades, que pode ser escolhida tanto pelo professor como pelo aluno, propicia o contato entre estudantes de forma imediata e flexibiliza os tempos de aprendizagens diferentes. A informática pode ser instrumento afinado perfeitamente com os projetos de aprendizagem e com as práticas pedagógicas, desde que haja um gerenciamento adequado dos recursos informatizados. Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas os meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno com interesse, criatividade e autonomia a buscar o conhecimento.
  Separei pra vocês esse vídeo que foi ao ar ontem, (25/06) no programa Grandes Empresas Pequenos Negócios (GEPN), que mostrou o gerenciamento dos recursos informatizados para produzir novas possibilidades de ação pedagógica, dos alunos, tempos e espaços da aprendizagem. A educação fora do ambiente escolar, a qualquer momento, com acompanhamento pedagógico personalizado e com novas funções ao professor. Retrata a relação professor-aluno que ultrapassou os muros da escola. Então assiste ai e comenta. Abraços.
Referencia: Moran, José Manuel – Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. – Campinas, SP: Papirus. 2000. - (Coleção Papirus Educação).



Alisson Vinicius Moura
Graduando em pedagogia

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