DESVENDANDO CONCEITOS

Desvendando Conceitos


Já imaginou você recebendo um "ZAP" do seu aluno dessa forma: "E aí fessor td blz?". Provavelmente pra alguns professores seria até um xingamento, falta de respeito, mas para outros entenderiam e responderiam numa boa. Por que não entrar na onda do aluno se ele só está falando o internetês?! Você sabe o que é internetês?
Internetês é a linguagem que usamos no mundo online de forma pra abreviar ou acelerar a comunicação entre usuários. É comum pensarem que esse dialeto possa atrapalhar os jovens quando na verdade se devem usar a linguagem formal, como em redações, avaliações. Mas pensando por outro lado, estamos numa era de mudanças, onde as pessoas, modo de vida, tecnologias se atualizam instantaneamente. E olha o tanto que a nossa linguagem já mudou, palavras e expressões que já não usamos mais. E por que não entrar nesse mundo online e desvendar esses conceitos que às vezes só os jovens entendem?! Algumas dessas palavras, termos e abreviaturas são importadas da língua inglesa. Como "TBT", utilizado em redes sociais tbt significa throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês para quinta-feira do retorno ou regresso. É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado, que deem saudades, simbolizada por #tbt.

       Mas espera ai, o que é hashtag? Tags são palavras-chave ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita nas redes sociais. Hashtags são compostas pela palavra-chave do assunto antecedida pelo símbolo cerquilha(#).
          E o LOL que até eu cheguei a pensar que era algum sinal de pontuação e descobri que na verdade significa laughing out loud (ou rindo muito, rindo alto).
Por um bom tempo apenas a televisão nos proporcionou aprender bordões, gírias, uma linguagem nova. Hoje além da televisão temos também a internet, começa muitas vezes com um comentário de algum usuário, ou de um youtuber conhecido e vai se espalhando pela rede.


Expressões como twittar que é utilizada especialmente na internet por conta da rede social "Twitter" ao invés de falarem "vou postar no Twitter" ou "ele postou no Twitter" fala-se ou tecla-se "twittar" um verbo que dá até pra ser conjugado. Mas para ficar mais claro separamos algumas palavras, expressões e linguagens técnicas mais utilizadas na rede:

Expressões:
1.  Sambar ou tombar: Na internet quando alguém “samba” ou “tomba” é por que está arrasando.
2. Shippar: Da palavra estrangeira relationship, “shippar” significa gostar de um casal, seja ele de amigos ou de namorados.
4. Morta: Não se assuste ninguém morreu. É apenas uma expressão que indica surpresa, espanto.
5. Fail: Traduzindo do inglês para o português, “fail” quer dizer “falha”. Normalmente usado quando alguém comete uma falha.
6. Nudes: Fotos com conteúdos impróprios.

Abreviaturas:
1. Miga: Abreviação de amiga, na internet todo mundo é migo ou miga
2. SQN.: Usada no fim de frases irônicas, ” SQN” significa “Só que não”.
3. Vc: Você
4. PQ: POR QUE
5. Fmz: Firmeza
6. Tbm: Também
7. N ou naum: Não
8. Blz: Beleza
9. Flw ou Vlw: Falou ou valeu, geralmente usado pra agradecer.

É importante deixar claro não só para os adolescentes, mas para quem faz uso constante dessa linguagem que é preciso ter consciência, não é em todos os lugares que poderá ser utilizado essa linguagem, a partir do contexto, do destinatário, conteúdo do diálogo é que poderemos escolher entre o formal ou o internetês.
Um outro dilema nessa nova era de tecnologia são as linguagens técnicas, é comum ouvir e ler o nome internet, www, link, mas não saber o significado e nem se interessar achando que não é importante. Mas é sim. Por isso separamos alguns significados mais utilizados nesse meio:
Aplicativo: Programa de computador concebido para desempenhar tarefas específicas.
Banda: Capacidade de transmissão de dados na internet.
Banner: Propaganda muito utilizada na internet para atrair um usuário a um site através de imagens e animações que correspondem a um link.
Cache: É um armazenamento temporário de páginas da web, imagens e outros documentos e ficheiros com a finalidade de reduzir o uso de banda disponível e aumentar a velocidade do acesso.
Chat: Sala virtual onde as pessoas podem conversar umas com as outras.
Download: Corresponde à ação de transferir ou copiar dados de um computador remoto para um computador local.
E-mail ou Correio Eletrônico: É um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens, textos, figuras e outros arquivos.
Home Page: Página inicial
Link: Significa ele, ligação na internet a alguma home page.
Online e offline: Termos que indicam, respectivamente, estar conectado ou desconectado da Internet.
Site: Do latim situs (local), é um espaço na web que abriga um conjunto de páginas.
Upload: Envio de arquivos para um servidor ou computador remoto.
Vírus: é um software perigoso que infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
Wi-Fi: Permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio.
Www (World Wide Web): É o ambiente multimídia da Internet.

Quer saber mais sobre o Internetês? Aqui vai alguns links para você ficar por dentro desse assunto:
http://www.boavontade.com/pt/educacao/linguagem-de-web-internetes-entra-na-sala-de-aula-e-preocupa-professores

https://www.tecmundo.com.br/twitter/2467-como-esta-o-seu-internetes-conheca-a-linguagem-utilizada-no-mundo-online.htm


Vídeo do professor Rodrigo Maia falando sobre o internetês:
https://www.youtube.com/watch?v=pCVAgXE5_cE


Postado por: Lyza Bárbara Viana Dantas
Graduanda em Pedagogia - UFPI

Comentários

  1. Super interessante! Fico um pouco perdida com esse internetes,É importante que o professor fique por dentro dessa linguagem é até uma forma de aproximar professor e aluno. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos Pedagógicos Adaptados.

As diferentes identidades surdas

Literatura Infantil Brasileira: Antes e Depois de Monteiro Lobato