Literatura Infantil Brasileira: Antes e Depois de Monteiro Lobato


Literatura Infantil Brasileira: Antes e depois de Monteiro Lobato
Nascido no ano de 1882, Monteiro Lobato formou-se em direito e paralelamente ao cargo de promotor começou a escrever e fazer desenhos para revistas e jornais, publicando mais tarde seu primeiro artigo “Urupês”, que logo se tornou um livro, onde apareceu pela primeira vez um de seus personagens mais famosos, o “Jeca-Tatu”. Lobato foi um dos pioneiros na literatura infantil, não apenas no Brasil, mas em toda América Latina.
Antes de tudo, o escritor foi um grande intelectual que ergueu a bandeira do progresso mental no povo brasileiro, que possuía até então uma literatura incipiente, de contos reformulados da literatura europeia. Com a ascensão da burguesia no século XVIII, que surgiu uma educação para todos na Europa, priorizando a criança e adaptando a literatura ao publico infantil que havia sido valorizado, proporcionando a formação de pequenos leitores, que absorveriam mais cultura e mais conhecimento.
A época de Lobato foi rica em debates no campo educacional, novas teses pedagógicas estavam sendo discutidas fora do Brasil, mas repercutiam dentro do território.
Entre tantas obras do autor, um grande marco foi em 1921 com o livro “Narizinho Arrebitado” mudado posteriormente para “Reinações de Narizinho”, mas a inovação veio com a unificação de suas histórias em uma só: O Sítio do Pica Pau Amarelo, no qual nos desperta uma vontade de conhecer e encontrar personagens como: Dona Benta, Tia Anastácia, Tio Barnabé, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Quindim e Rabicó. Encontramos também aqueles do folclore que Lobato popularizou como o Saci Pererê, a Cuca, a mula-sem-cabeça, a sereia Iara, o boitatá, o curupira, além de outros como fadas, duendes, anjos e podermos reviver a mitologia Grega ou ir à lua com o famoso pó de pirlimpimpim.
Nas obras diversificadas do autor, podemos emergir no mundo da fantasia, sendo tudo natural e possível como em um sonho, despertando a atenção da criança que flutua na imaginação, englobando temas políticos-econômico-sociais, valorizando o folclore nacional e sempre levando ensinamentos e informações com divertimento, preenchendo assim as necessidades da literatura infantil brasileira, na qual Monteiro Lobato é considerado o pai, portando uma linguagem simples. Revolucionando assim o país e ganhando adaptação do Sítio do Pica Pau Amarelo para a televisão, ampliando ainda mais seu público com seus personagens cativantes, seu conhecimento inspirador e suas histórias emocionantes e ao mesmo tempo educativas que tocou crianças e jovens, mantendo sua mesma importância nos dias atuais.




Na produção desse texto tomei como base:
MATOZZO, Viviane Maria Forstner. A Importancia de Monteiro Lobato na Literatura Infantil Brasileira. Disponível aqui.
ESCOSTEGUY, Cléa Coitinho. Literatura de Monteiro Lobato. Disponível aqui. 
Uma breve biografia disponível aqui.
E algumas informações presentes em seu livro "Reinações de Narizinho", onde você pode encontrar em PDF juntamente com mais 17 livros de Monteiro Lobato aqui.



Postado por Anna Renatta O Vieira
Graduanda em Pedagogia

Comentários

  1. Muito interessante Renatta. É fundamental que nós como futuros professores saibamos a importância deste grande autor para a Literatura Infantil Brasileira,apesar de algumas criticas feita a ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos Pedagógicos Adaptados.

As diferentes identidades surdas