PyLadies Teresina
É um grupo a nível internacional de empoderamento feminino na tecnologia, e tem como uma das sedes a cidade de Teresina. O objetivo do grupo é incluir as mulheres na tecnologia e torna-las empoderadas, mostrar que também são capazes de agirem na tecnologia. Para alcançar esse objetivo, o grupo promove palestras, cursos, eventos e encontros periodicamente, com foco nesse empoderamento da mulher, apoiando-as e buscando a reeducação social para a inclusão e desenvolvimento feminino na comunidade tecnológica.
A iniciativa do grupo surgiu devido a cidade de Teresina nunca ter tido um grupo de empoderamento feminino nessa área, e também após a ocorrência de um evento na cidade, a Python Nordeste, onde a maioria dos inscritos eram homens. Posteriormente, teve a ocorrência de uma palestra com mulheres da PyLadies Recife, onde foi discutido a importância das mulheres na ciência, na área de TI (Tecnologia da Informação), e foi aí onde realmente surgiu a iniciativa de criação do grupo. Em entrevista com uma das cofundadoras do grupo da Pyladies Teresina, acadêmica do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí, ao ser questionada sobre as dificuldades que enfrentam tanto no meio acadêmico como no social, revelou que a parte mais difícil é encontrar meninas para participar, pois são poucas devido ao receio que muitas criam por conta de um ativismo maior que terão de lidar, e também por conta de uma barreira social, o machismo, tido como a principal dificuldade encontrada pelo grupo. No entanto, o grupo tem como objetivo principal acabar com esse machismo na área tecnológica.
Para Tabak (2002 apud ICHIKAWA et al., 2008), as barreiras culturais que foram alicerçadas ao longo da história da sociedade foi a base de fundamento para a exclusão das mulheres na ciência. Considera importante a geração de iniciativas que promovam a inclusão e integração de mulheres na ciência. Portanto, devem ser quebrados vários paradigmas de cunho sexista dentro da área da tecnologia, como em qualquer uma outra, construída sob valores de dominação e controle patriarcais, afim de se alcançar uma equidade de gênero.
E agora vem a melhor parte para vocês, meninas, que desejarem fazer parte de um grupo lindo desse, é que para você entrar no grupo, basta ter o interesse em participar. Atualmente o grupo está com inscrições abertas para um workshop, o Django Girls Teresina, uma organização sem fins lucrativos e que é gerida por voluntários. O grupo tem interesse por pessoas ativas e com o desejo de cooperar a incentivar mais mulheres na área tecnológica.
Se interessou pelo evento, ou em entrar para o grupo, ambos? deixo aqui os links para que vocês possam ter mais informações ou se inscreverem.
Facebook oficial do grupo:
Postado por: Andréia Rayana B. Lopes
Graduanda em Pedagogia - UFPI


Comentários
Postar um comentário