RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA




Hoje, é inevitável a utilização de recursos didáticos cada vez mais avançados e modernos, que podem ajudar o professor e o aluno no processo de ensino aprendizagem.

Recursos como quadro negro, o livro didático, aula expositiva e trabalho em grupo são alguns dos recursos didáticos mais utilizados nas salas de aula. O quadro negro por ser fácil de usar e mais acessível; o livro didático como meio de construção de conhecimentos e analises feita pelos alunos; a aula expositiva onde são apresentadas, explicadas e demonstradas os conhecimentos, habilidades e tarefas pelo professor; e os trabalhos em grupo por distribuir temas de estudos para grupos na sala de aula.

Com o avanço tecnológico e dos recursos didáticos, as escolas e os professores precisam adaptar-se a uma nova forma e linguagem para ministrar suas aulas, e de acordo com os anseios e curiosidades de seus alunos, sempre buscando inovações que possam tornar as aulas e a utilização desses recursos mais atraentes e motivantes no processo de ensino aprendizagem.

O uso dos recursos tecnológicos na sala de aula requer um planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação das práticas pedagógicas que busquem aprendizagens significativas e reflexões sobre os conhecimentos e seus usos tecnológicos por parte do alunado. Por estarem cada vez mais frequentes em todos os ambientes, algumas tecnologias (a TV, o vídeo, o DVD, o rádio, os computadores e a Internet) passam a ser um instrumento cada vez mais utilizado na prática pedagógica dos professores, dinamizando o processo de aprendizagem.

Sendo assim, a tecnologia educacional (uso de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino) está cada vez mais presente nas escolas para melhoria do processo ensino aprendizagem.
Abaixo, estão algumas vantagens e desvantagens que o professor precisar conhecer sobre o uso dos recursos tecnológicos:



Vantagens:
  • Atenção: despertam a atenção dos estudantes de forma superior à exposição oral facilitando a aquisição de novos conhecimentos;
  • Compreensão e aplicação de conhecimentos: mediante fotografias, transparências, filmes, vídeos etc, é possível apresentar aos estudantes experiências que possam permitir uma aprendizagem próximo da realidade;
  • Retenção: proporciona aprendizagens permanentes através do interesse do estudante, experiência concreta e organização de conteúdos.

Desvantagens:
  • Quando não prioriza o processo de ensino e aprendizagem;
  • Quando usado exaustivamente;
  • Quando existe uma dependência entre o professor e o recurso tecnológico.

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS que podem auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas:



    Video sobre como usar as Novas Tecnologias na Educação: Sala de Aula deve ser ambiente de criação
https://www.youtube.com/watch?v=Zge9v2jIhRA
Confira mais informações nos links abaixo:
http://blog.qmagico.com.br/educacao/recursos-tecnologicos-na-rotina-escolar-do-professor/
http://blog.qmagico.com.br/educacao/recursos-tecnologicos-na-rotina-escolar-do-professor/
http://blog.una.br/veja-as-maiores-inovacoes-tecnologicas-na-educacao-2/

Postado por Diogo da Silva Santos
Graduando em Pedagogia - UFPI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recursos Pedagógicos Adaptados.

As diferentes identidades surdas

A IMPORTÂNCIA DO USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO