Psicanálise e Literatura Infantil

Psicanálise e Literatura Infantil

   É aos poucos que percebemos o verdadeiro significado da vida, a cada idade, a cada desenvolvimento, através das experiências vividas. A capacidade de perceber o nosso desenvolvimento é o que constitui a maturidade psicológica. Quando somos capazes de enxergar o verdadeiro significado da vida, independente de idade cronológica. Através da literatura podemos aprender mais sobre nossos problemas interiores, ela nos provoca imaginar, sentir emoções e enriquece o intelecto, dessa forma lidando com as emoções seremos capazes de entender melhor os nossos sentimentos.
   A literatura infantil deve instigar a curiosidade e a imaginação da criança, mas para criança ter atenção a uma leitura é preciso que essa leitura tenha um objetivo que está além de somente aprender a ler, é preciso que essa leitura tenha um significado, que acrescente algo de importante na vida da criança. Seja uma moral ou ensinamento.
Os temas dos contos de fadas são repassados de maneira simples para as crianças dessa forma elas se sentem maravilhadas e tem uma fácil compreensão que instiga seus sentimentos, esperanças e anseios.

              


  Através dos contos podemos aprender muitos mais sobre os nossos problemas interiores. Esses contos seduzem o leitor organizando a realidade vivenciada por meio da fantasia. Dessa forma a criança terá mais facilidade de lidar com o amor, ódio, amizade de forma natural, além de oferecer exemplos de soluções para os problemas. Os contos de fadas simplificam a realidade permitindo a criança refletir sobre aquilo de uma maneira simples, de modo que se fosse mais complexo a criança não entenderia. Por isso que em contos os detalhes menos importante são eliminados. Como na história da Bela e a Fera, onde já é apresentado no título de forma simples que há uma bela e uma fera sem muitos detalhes sobre idade. Apenas que a Bela é pobre, bonita e boa e a Fera é rica, feia e má.


    Outro fator comum em contos de fada é o herói ser paciente, corajoso, sonhador e o vilão ser perverso sempre planejando o mal para o herói que luta e no final sempre vence. A criança ao ler as histórias fica encantada com todas essas batalhas e o herói vencer sempre devido a sua virtude e perseverança. A criança então se identifica com ele por conta das lutas interiores e exteriores que imprimem moralidade sobre ela.  Pois a criança precisa de uma base positiva para compreender a diferença entre as pessoas e o que ela quer ser. Pois as escolhas da criança não são baseadas no certo ou no errado e sim em quem provoca sua antipatia ou simpatia. Segundo Beteelheim a questão para a criança não é "Será que quero ser bom?", mas "Com quem quero parecer?". E quanto mais simples for o personagem mais fácil será para criança identificar-se com ele.
    A criança sempre diz que deseja ser adulto mas no seu inconsciente há um medo de crescer principalmente quando ela se depara com casos ou ocasiões que é preciso tomar decisões das quais os pais não poderão tomar por elas. Mas os contos de fadas ajudam nesse desenvolvimento moral e reflexivo, dessa forma quando o jovem já atingiu uma certa maturidade moral e uma independência psicológica, capaz de se relacionar socialmente ele terá encontrado a si mesmo e será capaz de se resolver sozinho, assim termina o processo da infância.
     Para a criança seus sentimentos são secretos e privados, a partir do momento que o pai revela saber ele estará invadindo o seu pensamento inconsciente tornando consciente algo que a criança deseja manter pré-consciente. Para ela isso será como se eles estivessem lendo os pensamentos secretos, conhecendo os seus sentimentos mais profundos antes dela mesmo conhecer. É importante que a criança descubra sozinha, que desvende sozinha todo o mistério e os motivos da história. Assim ajudará no seu desenvolvimento, não precisando de outras pessoas para lhe revelar.

Indicações de leitura:

A Psicanálise Dos Contos de Fadas

Bettelheim,Bruno


Fadas no Divã - Psicanálise nas Histórias Infantis

Corso, Mário / Corso, Diana Lichtenstein


Vídeo sobre a Psicanálise na Literatura Infantil:

https://www.youtube.com/watch?v=9Q5vERjoEjE


Postado por: Lyza Bárbara Viana Dantas
Graduanda em Pedagogia -UFPI

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