Tecnologia no auxilio a pessoas cega ou com baixa visão

Tecnologia no auxilio a pessoas cega ou com baixa visão


Na vida em sociedade ser deficiente visual representa um grande desafio, tanto para o cego que precisa construir seu modo impar de se desenvolver, quanto para as instituições que são corresponsáveis pelo desenvolvimento desses indivíduos em sociedade, na escola não é diferente, por ser a escola a instituição responsável pela construção da autonomia, não é mais possível imaginar a escola fora do contexto das novas tecnologias que vem no auxilio do desenvolvimento de forma múltipla da aprendizagem e da ação humana. Nesse contexto das novas tecnologias softwares são ferramentas fundamentais e parceiros da ação pedagógica, para isso, o profissional tem que estar afiado com esses suportes e ter bem claro o papel de cada um dentro do planejamento que o envolve.

O Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, criado pelo francês, Louis Braille, é um sistema de seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, para escrever, utiliza-se uma reglete, máquina de datilografia Braille de sete teclas (máquina Perkins) ou um computador acoplado a uma impressora Braille e, para ler, a ponta dos dedos. No século da tecnologia softwares trazem o Braille para dentro dos smartphones, o Mbraille (aplicativo mbraille no itunes) traz um teclado Braille móvel, com os recursos você pode digitar, editar e enviar mensagens de texto usando Braille, além de acessar as diversas possibilidades encontradas hoje no celular (Sarah Jevnikar - consultora em acessibilidade fala sobre o mbraille). Para mais aplicativos: 

O processo educacional da criança com deficiência visual deve-se iniciar o mais precocemente possível, a fim de evitar a perda de um tempo precioso do seu desenvolvimento, em sala de aula o professor deve agir apoiando-se nas possibilidades que as tecnologias têm para mediar o processo de ensino-aprendizagem ou mesmo na promoção de experiências do sujeito com deficiência, pensando nisso o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está desenvolvendo equipamento para que pessoas com deficiência visual possam perceber obstáculos por meio do som (matéria na íntegra). A criança deve ser orientada para se familiarizar com o ambiente da escola e de sua sala de aula, usando pontos de referência, colocando o aluno a desenvolver sua autonomia e produzir conhecimento. Para mais informações o link abaixo traz uma material sobre a tecnologia Assistiva e as pessoas cegas ou com baixa visão.

 
Álisson Vinicius Moura
Graduando em Pedagogia - UFPI

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